quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Dia de passeio no Centro Cultural Banco do Brasil

Em mais um passeio cultural com as crianças do Projeto Eu Sou Comunidade Consciente, visitamos a exposição Cai Guo-Qiang - Da Vincis do Povo. Olha só quanta diversão:



















Era uma vez uma Casa Comunitária

"Era uma vez uma casa chamada 'Casa Comunitária' que começou com um grupo de psicólogos que se interessaram pela comunidade do Dnocs e começaram a fazer atividades educativas para as crianças no 'grupo da sopa'.

- Eu nasci com mais ou menos 15 crianças e me senti feliz por estar cheia e ajudando crianças carentes, eu oferecia: aula de flauta, violão, brincadeiras e aula de leitura. Fiquei muito bonita. Quando construída ofereci também aula de artesanato, mas tive que andar que andar por três moradias com as pessoas. Hoje sou menos bonita, mas continuo cheia de vida, após a minha mudança estou menos bonita, mas isso foi para a melhoria da comunidade e com isso estou feliz porque valeu a pena."

História escrita por Yasmin Monteiro, 13 anos.

A nossa terceira Casa Comunitária na Vila Dnocs foi fechada no dia 21 de julho de 2012. Desde 2006 o Instituto de Gestalt Terapia de Brasília (IGTB) e doações de voluntários custeavam a manutenção da Casa. A ação do Projeto na Casa Comunitária - reconhecida pelo Ministério da Cultura como pontinho de Cultura e Leitura (prêmio Machado de Assis de 2007) - incluía acompanhamento psicopedagócico, biblioteca, brinquedoteca, espaço para atêlie do grupo de mulheres artesãs Dona Moça, oficinas de flauta e violão, entre outras atividades diversas, que estimulavam o desenvolvimento e empoderamento da comunidade. O apoio proveniente do IGTB, no entanto, não foi mais possível e por esta razão a Casa teve que ser fechada.

As atividades do Projeto Eu Sou Comunidade Consciente, porém, continuam com o acompanhamento ao Grupo Dona Moça, com passeios culturais e educativos com os jovens da comunidade  e, com a recente aprovação do Projeto Teatro da Comunidade - na edição do Fundo de Apio à Cultura (FAC) 2012, na área de arte e responsabilidade social -, que oferecerá oficinas de teatro aos jovens da Vila Dnocs ministradas por profissionais renomados das artes cênicas do Distrito Federal. As oficinas de teatro acontecerão na Igreja Nossa Senhora de Aparecida, mas seguimos buscando um espaço na comunidade para as demais atividades e para abrigar o acervo da biblioteca cedido pelo Ministério da Cultura. Os livros, revistas, material de informática e demais peças do acervo atualmente estão armazenados na sede do IGTB.

Encerramos as atividades com um passeio no Festival Circo Brasília, no dia 14 de dezembro de 2012, na sala Funarte, no espetáculo: Isso é mágica! Circa Brasilina, da palhaça Matusquela (clique aqui para conhecer o blog dela). Vejam como nos divertimos: