domingo, 23 de junho de 2013

Comunidade consciente no Bibliorodas

Nós do Projeto Eu Sou Comunidade Consciente e do Grupo Dona moça estivemos, no dia 8 de junho, na Oficina de Sensibilização de Leitores do Projeto Bibliorodas.

Expressamos aqui nossa gratidão por todo aprendizado e desejamos ao pessoal do Bibliorodas toda sorte e sucesso durante as expedições literárias pelo Ceará.

Nação que lê é nação livre!



Não conhece o Bibliorodas? Clique aqui!

O lugar da arte: a segunda palestra do Teatro da Comunidade

Aconteceu no último dia 16 de junho, excepcionalmente no domingo, a segunda palestra do Ciclo "Com-vivências", parte da contrapartida do Projeto Teatro da Comunidade. A facilitadora da vez foi a nossa também oficineira Maíra Oliveira, que abordou um tema que conhece como ninguém: "O lugar da arte: A arte na rua". A surpresa do dia ficou por conta da boa participação não só de pais e membros adultos da comunidade, mas também de jovens e crianças, em sua maioria alunos do Projeto, que aproveitaram para exercitar algumas das acrobacias aprendidas durante as oficinas de Maíra. Agradecemos imensamente à palestrante e a todos que participaram. 

Olha só como passamos nosso domingo:

 Maíra Oliveira fala aos jovens da comunidade

 Crianças também marcaram presença na palestra

 Roda do conhecimento

Comunidade da Vila Dnocs em ação 

Maíra exibe o presente do Grupo Dona Moça em agradecimento à palestra


Mais informações e cronograma completo de palestras em nosso facebook: www.facebook.com/teatrodacomunidade

Oficinas de maio e junho: utilização de figurinos e alunos em cena


Nos dias 25 de maio e 1o de junho André Reis desembarcou na Vila Dnocs para levar sua experiência aos alunos do Projeto Teatro da Comunidade.

Além de rever grande parte dos conceitos trabalhados com oficineiros anteriores – como se colocar em cena, empostar a voz, esperar sua deixa, dança e movimento, entre outros – André retomou também a música composta pelos alunos durante a oficina de Mateus Ferrari, incluiu a utilização de figurinos e até ensaiou a montagem de pequenos espetáculos tanto na turma das crianças quanto com os jovens.

Veja como nossos alunos se saíram:

 Montando o espetáculo em conjunto

 Revendo e ensaiando a música que compuseram

 Antes da apresentação o abraço de boa sorte

 Merecidos aplausos

André Reis e sua trupe

Mais fotos e informações no nosso facebook: www.facebook.com/teatrodacomunidade

Oficinas de maio: uma pirueta, duas piruetas


Nos sábados de 11 e 18 de maio a oficineira Maíra Oliveira foi até a Vila Dnocs apresentar às crianças e jovens do Projeto Teatro da Comunidade o fazer teatral por meio de acrobacias.

Outros mundos e outras possibilidades foram apresentadas a nossos alunos: os corpos em movimento, o trabalho em equipe, a importância de cada um na sustentação da ‘pirâmide’ do grupo. Além disso, Maíra levantou reflexões importantes acerca do momento que vive o Projeto: como chegamos até aqui? Por que estamos aqui? Por que queremos estar aqui? E, muito além das acrobacias, por que fazer teatro?

Veja abaixo algumas fotos de como nossos alunos encararam este desafio:

Em formação acrobática... e sorrindo

 Adquirindo confiança

 Alunos ouvem atentamente às instruções de Maíra Oliveira

  Trabalho em equipe

Maíra Oliveira, Pedro Mesquita, Nayla Reis e a turma de jovens

Para mais fotos desta e de outras oficinas, informações e eventos curta nossa página facebook: www.facebook.com/teatrodacomunidade

Cuidando de si, cuidando do outro e do meio ambiente: a primeira palestra do Teatro da Comunidade

Foi realizada, no dia 27 de abril, a primeira palestra do Ciclo "Com-vivências", parte da contrapartida do Projeto Teatro da Comunidade. A palestra, cujo tema era 'Cuidando de si, cuidando do outro e do meio ambiente: nossa casa, nossas ruas, nossa comunidade', foi facilitada pela arquiteta, escritora e educadora Regina Fittipaldi. A comunidade também fez sua parte e compareceu em bom número. Nossa eterna gratidão à palestrante e a todos que participaram. Veja abaixo algumas fotos deste dia:

Regina Fittipaldi durante sua apresentação 

 Comunidade da Vila Dnocs participa da palestra

Artes baseadas na palestra produzidas pelos membros da comunidade

Educação e diversão para todas as idades 

Comunidade da Vila Dnocs mostra sua arte 

Regina Fittipaldi recebe presente de agradecimento do Grupo Dona Moça 

Programação completa das palestras do Ciclo 'Com-vivências' e mais informações sobre o Projeto no nosso facebook: www.facebook.com/teatrodacomunidade